quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A falta que o equilíbrio faz - Kate

O equilíbrio é algo raro, difícil, raramente buscado e pouco alcançado.
Com equilíbrio podemos pensar com clareza, sentir com intensidade sem enlouquecer, nos expressar com justiça, realizar com firmeza, todas as atividades diárias.
Com equilíbrio, a dor não desaparece, mas fica relegada ao seu lugar, sem atropelar as atividades do dia-a-dia.
Com equilíbrio podemos atravessar com calma as agruras que nos acontecem ao longo da vida.

Já faz um tempo que acho que o maior problema da humanidade é o equilíbrio, isto é, a nossa falta de equilíbrio.

Se falamos alto demais e nossa mãe nos passa um sermão, ficamos amuados e passamos ao silêncio. É só falar baixo, pronto. Mas radicalizamos e vamos para o outro extremo.
Lembro que uma vez, quebrei um disco que adorava do Kid Abelha, só porque achava que não era música de Deus. Poxa! Deus nos fez, como diz a Bíblia, à sua imagem e semelhança e hoje julgo que o que fazemos de bom, inclusive boas músicas são dele também. Era um LP, mas me arrependo demais! Pela minha atitude radical.

Fui radical aquele dia e tenho certeza de que em outros mais.
Pior ainda quando somos radicais com o outro. Se eu estou certa, então você só pode estar errado, é assim que julgamos uns aos outros. A partir de nossas atitudes e experiências vamos julgando o outro, ignorando toda a sua carga de experiência até aquela atitude, até aquela conversa.
Gostei muito do início daquele seriado “Lost”. Eu mesma me peguei julgando as atitudes, capítulo a capitulo de alguns personagens e num capitulo posterior a vida daquele personagem era desfiada, até entendermos porque ele agiu daquela forma. Muitas vezes não concordei, mas estava explicado. Muitas vezes foi como levar um tapa na cara pelo julgamento que fiz! Eu teria agido mil vezes pior se fosse comigo!

Talvez, se pudéssemos desacelerar um pouco nosso ritmo de vida e parar para olhar o outro com mais completude, talvez pudéssemos nos entender melhor.

Não fomos educados para parar e pensar. Ser parado é ser lerdo, devagar, aluado (como dizemos aqui em Natal), avoado (como devem dizer em Sampa). Temos de ser agitados, rápidos, enérgicos, porque o tempo urge e pelo jeito parece que ruge também!

Ser equilibrado é agir com atenção, usar bem as palavras e o silêncio.
Ser equilibrado é se esforçar um monte para não julgar o outro (pense numa coisa difícil!).
Ser equilibrado é agir com maturidade.

3 comentários:

Kate+Re disse...

Estamos mesmo em sintonia. O texto que estou lendo sobre as paixões diz que a virtude é saber vivê-las, sem que elas te consumam, como você bem colocou acima sobre a dor não desaparecer com o equilíbrio, mas também não atropelar o dia-a-dia.

Unknown disse...

Quando leio os seus textos fico nostálgico, tenho saudades daquelas tardes agradáveis ao seu lado, marcadas com muito trabalho, confissões e companheirismo.

E a Renata, que sintonia.. tem horas que penso que é a kate que está escrevendo, muito bom!

Bjus e abraço.

Alex Guimarães

Unknown disse...

Ser equilibrado, então, é agir com maturidade e com "meninice" também...
Ou leveza, como você diz em seu perfil.
Prazer em conhecê-la, prima.
Pat.