quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O tempo que tiver que durar? - Renata

O tempo que tiver que durar? Tenho pensado muito sobre isso ultimamente - de novo, estamos em sintonia. No final do ano passado também perdi uma amiga; na verdade, deixei ela partir, não quis seguir com nossa amizade. Gosto muito dela, mas curiosamente não tenho boas lembranças do tempo em que partilhávamos confidências, conversas e passeios. Talvez porque ela seja tão densa quanto eu, cheia de dúvidas, questionamentos e melancolia. Depois de 12 anos de amizade, altos e baixos, achei que tivéssemos construído uma relação sólida, duradoura até que um ato meu desencadeou uma atitude pouco generosa e compreensiva da parte dela, exatamente num momento da minha vida em que eu mais precisava de apoio incondicional e principalmente compreensão e generosidade. A princípio, achei que o desencanto surgido do que aconteceu passaria, que tudo o que vivemos juntas durante esses anos todos fosse apaziguar e transformar o desencanto numa amizade mais forte, como já havia acontecido algumas vezes. Mas, não. Refleti sobre o ocorrido e percebi que ele era apenas um indicativo de uma relação que já estava caminhando para um fim. Apesar de tudo, gosto muito dela e sua presença é forte e constante em meus pensamentos.

Entretanto, compreendo o vazio que a perda de um amigo ou uma pessoa querida causa. Também compartilho desse sentimento, especialmente quando faço de tudo para que a separação não ocorra. Em toda relação há duas partes que precisam querer e cultivar o carinho, o prazer de estar junto; quando uma das partes não sente que o "esforço" vale a pena, não há conversa. Às vezes, essa pessoa somos nós, às vezes é o outro.

Essa é mais uma das tantas perguntas sem resposta, daquelas que Rilke falava.

2 comentários:

Unknown disse...

Re + Kate,
lembram-se daquelas frases que escrevíamos no caderno, quando estávamos na escola?
Teve uma que guardei na memória:
"buscamos em nossos amigos as qualidades das quais carecemos.
Unindo-se a eles, nos sentimos menos incompletos"
Quem sabe, o ciclo biológico de retroalimentação dessas amizades tenha acabado?!
beijos,

Unknown disse...

NAO TE CONHECO MAIS ESTOU ME SENTINDO COMO VOCE COM UM VAZIO MUITO GRANDE POIS TERMINEI UMA AMIZADE DE MAIS DE VINTE ANOS E TUDO QUE FAÇO E VEJO ELA ME VEM NA CABEÇA E ISSO TA ACABANDO COMIGO TUDO POR MENTIRAS COISAS QUE JAMAIS ESPERAVA DELA....